Torne-se sócio de grandes empresas!

Uma ação é como um pequeno pedaço de uma empresa. Os donos das ações são também os donos da empresa. Ao comprar uma ação , você se torna sócio e passa a usufruir dos resultados da sua empresa:

  • Recebendo uma parte dos lucros de acordo com as ações que você possui.
  • Vendo a valorização e o crescimento da empresa refletir-se no preço de suas ações

O investidor em ações deve raciocinar que está comprando um pedaço de uma empresa e portanto, deve preocupar-se com a qualidade da empresa e não com o preço da ação.

SÓCIOS MAJORITÁRIOS E MINORITÁRIOS

Se você leu o artigo “Bolsa de Valores”, você sabe que quando uma empresa resolve negociar suas ações na Bolsa, ela na verdade está em busca de investidores para conseguir dinheiro e financiar suas atividades.

Para saber quem realmente manda em uma empresa, é definido um número específico de ações que uma pessoa deve ter para poder tomar decisões. Quem possui essa quantidade de ações e efetivamente decide nos rumos da empresa, é chamado de sócio majoritário.

O pequeno investidor , que compra apenas algumas ações, não manda na empresa e não pode influenciar nas decisões dos majoritários. Mas pode usufruir da participação nos lucros e do crescimento da empresa. Os investidores que possuem apenas uma pequena parte das ações são chamados de sócios minoritários.

INVESTINDO EM AÇÕES

Os artigos dessa seção irão lhe ensinar grande parte do que você precisa saber para começar seus investimentos em ações de forma segura e com maiores chances de sucesso.

O artigo POR QUE INVESTIR EM AÇÕES? mostra como o investimnto em ações pode lhe trazer benefícios no longo prazo e mais valor ao seu patrimônio em relação à outros investimentos.

O primeiro passo para poder investir em ações é abrir conta em uma Corretora de Valores. O artigo CORRETORA DE VALORES irá lhe mostrar como escolher uma boa Corretora e quais os passos para abrir a sua conta.

O Mercado de Ações possui uma terminologia própria, muito simples, mas que precisa ser conhecida pelo invetidor para que possa tomar melhores decisões. Os artigos a seguir irão lhe ensinar os significados desses termos e qual a sua importancia:

SEGMENTOS DE MERCADO
TAG ALONG
FREE FLOAT
PAY OUT
DIVIDEND YELD
EVENTOS ACIONÁRIOS
TIPOS DE AÇÕES

Possuindo sua conta na Corretora, você estará pronto para começar a escolher suas ações. O artigo ESCOLHENDO UMA EMPRESA irá lhe ajudar a definir critérios para escolher uma empresa na qual investir, através de um processo simples e intuitivo.

Tendo definido seus critérios para escolher empresas, você precisa aprender a analisar os resultados divulgados por elas. Leia o artigo CONCEITOS DE CONTABILIDADE e conheça os demonstrativos de resultados divulgados pelas empresas.

O próximo passo é selecionar as empresas que atendem aos seus critérios. Leia o artigo ANALISANDO EMPRESAS e saiba como.

Sabendo em qual empresa deseja investir, será preciso utilizar o Homebroker para comprar as ações. O artigo COMPRANDO E VENDENDO UMA AÇÃO irá lhe mostrar de modo prático como utilizar o Homebroker para começar seus investimentos.

Um bom investidor mantém um controle apurado de seus investimentos para conhecer seus resultados e manter-se em dia com taxas e impostos. Os artigos CONTROLANDO SEUS INVESTIMENTOS e IMPOSTO DE RENDA apresentarão uma forma prática de fazer esse controle e um guia para a declaração do seu investimento em ações no Imposto de Renda.

Compartilhe este artigo:

TwitterFacebookGoogle+BufferPin It