Como escolher uma boa empresa para investir?

Para saber se uma empresa tem bons resultados e representa um bom investimento é preciso analisar seus fundamentos.

A melhor forma de conhecer os fundamentos de uma empresa é analisando suas demonstrações contábeis. Essas demonstrações especificam os gastos, receitas, patrimônio, dívidas e resultados, de forma que é possível conhecer como a empresa ganha dinheiro e o que ela faz com ele.

Empresas que possuem ações negociadas em Bolsa de Valores, divulgam essas demonstrações periodicamente (trimestral e anual), sendo possível ao investidores, através do site da empresa ou da própria Bolsa, acessarem essas informações.

Os resultados de uma empresa são sempre mostrados de forma padronizada e seguem regras da Contabilidade, de forma que um conhecimento básico de contabilidade irá permitir ao pequeno investidor analisar com boa profundidade qualquer empresa listada na Bolsa de Valores.

Basicamente, são 3 tipos de demonstrações:

  • Balanço Patrimonial
  • Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)
  • Fluxo de Caixa

O Balanço Patrimonial representa os Bens,Direitos e Dívidas da empresa em um determinado momento.

A DRE analisa as Receitas e Despesas da empresa em um período para calcular se a empresa teve lucro ou prejuízo, levando-se em consideração o Regime de Competência.

A Demonstração de Fluxo de Caixa analisa o valor em dinheiro que a empresa movimentou em um determinado período, levando-se em consideração o Regime de Caixa.

Esta série de artigos sobre Contabilidade está dividida em quatro partes e irá apresentar de forma simples e rápida os conceitos que você precisa entender para começar suas análises.

Compartilhe este artigo:

TwitterFacebookGoogle+BufferPin It