Quanto do lucro uma empresa distribui como dividendos?

Quando uma empresa tem lucro, ela pode fazer duas coisas:

  • Reinvestir os lucros na empresa.
  • Distribuir os lucros aos acionistas como dividendos.

O percentual dos lucros que a empresa distribui aos acionistas em dividendos é chamado de Payout.

  • Se uma empresa tem um Payout de 50%, significa que ela distribuiu 50% do seu lucro como dividendos.
  • Se uma empresa tem um Payout de 110%, signifca que ela distribuiu o equivalente a 110% de seu lucro como dividendos.

O Payout é a divisão do valor distribuído em um ano pela empresa pelo valor do lucro da empresa naquele ano. Não significa que a empresa irá manter os mesmos valores para os anos seguintes.

O valor do Payout pode ser utilizado como um critério para avaliar se a empresa tem uma política de pagar dividendos ou de reinvestir lucros e buscar crescimento.

Não existe Payout mínimo ou máximo obrigatório. O valor mínimo do lucro a ser distribuído por uma empresa é definido pelo estatuto da empresa e a distribuição pelo Conselho de Administração.

PAYOUT MAIOR QUE 100%

Quando uma empresa tem um Payout de mais de 100%, significa que além de distribuir todo o lucrro, ela ainda distribuiu mais algum valor (provavelmente oriundo de suas reservas em dinheiro) em dividendos.

Isto pode ocorrer quando uma empresa deixa de pagar dividendos em um ano e paga mais no ano seguinte, ou quando a empresa tem um resultado ruim mas mantém a mesma distribuição de dividendos utilizando dinheiro de suas reservas.

CLASSIFICAÇÃO DE EMPRESAS PELO PAYOUT

Empresas podem buscar o crescimento rápido reinvestindo os lucros na própria empresa. São as chamadas empresas de crescimento.

Empresas de crescimento terão um Payout baixo, distribuindo apenas uma pequena parte dos lucros como dividendo. Em compensação, o reinvestimento na própria empresa pode fazer com que ela consiga um crescimento rápido, acompanhado por valorização nas ações.

Existem também empresas que buscam um crescimento moderado ou que já estão bem estabelecidas. São as chamadas empresas de dividendos.

Empresas de dividendos terão um payout alto e constante, distribuindo a maior parte de seus lucros como dividendo por não terem nada melhor para fazer com o dinheiro.

Você pode utilizar o Payout como um critério para escolher as empresas em que vai investir.

CUIDADO: payout alto não significa que a empresa distribui muitos dividendos. Uma empresa de crescimento com lucros gigantecos e payout baixo pode distribuir mais dividendos em um ano do que uma empresa de dividendos com payout alto mas que tenha um lucro pequeno.

Diversificando e possuindo ações dos dois tipos de empresa, é possível conseguir bons resultados com seus investimentos.

Compartilhe este artigo:

TwitterFacebookGoogle+BufferPin It