Regras que protegem o pequeno investidor!

Segmentos de listagem são como grupos ou categorias que dividem as empresas cujas ações são negociadas na Bolsa de Valores.

Para entrar em determinado grupo, as empresas devem cumprir certas regras de Governança Corporativa que buscam dar mais estabilidade e confiança aos investidores.

Os segmentos de listagem existentes atualmente são os seguintes:

  • Tradicional
  • Nível 1
  • Nível 2
  • Novo Mercado
  • Bovespa Mais Nível 2
  • Bovespa Mais

Para conhecer os requisitos completos, visite o site da Bovespa.

Entre as exigências estão diversas benéficas ao pequeno investidor como:

Existência de somente ações Ordinárias (ON).

Ações ON são as mais recomendadas para o investidor pois são as mesmas ações que os donos da empresa possuem. Apenas comprando ações ON o investidor realmente se torna sócio da empresa.

Empresas que possuem apenas ações ON demonstram querer que os pequenos investidores também sejam sócios.

Exigência de grande Free Float.

O Free Float representa o percentual de ações, em relação ao total de ações da empresa, que estão em circulação no mercado acionário e não estão nas mãos dos controladores majoritários.

Quanto maior for o Free Float, mais ações estarão em circulação e mais difícil será para os donos da empresa fechar capital (tirar as ações da Bolsa) pois, para fazer isso, eles têm de comprar todas as ações que estão em circulação.

Um grande Free Float demonstra que a empresa não está interessada em recomprar as ações e que deseja possuir sócios minoritários.

Exigência de 100% de Tag Along.

Para que alguém compre uma empresa, basta comprar as ações que o dono dela possui, não é necessário comprar todas as ações. Virando um dos controladores majoritários, já é possível influenciar nos rumos da empresa.

Para evitar que os sócios majoritários façam vendas das suas ações que beneficiem apenas a si mesmos, a Bolsa estipula que o comprador deve oferecer a todos os investidores que possuem ações daquela empresa, pagar um percentual do preço que ofereceu pagar pelas ações dos sócios majoritários.

Este percentual é representado pelo Tag Along.

Um Tag Along de 100% indica que o comprador terá de oferecer pagar o mesmo preço que irá pagar pelas ações dos sócios majoritários também pela ações dos sócios minoritários (pequenos investidores).

Dessa forma , você tem garantido o direito de vender suas ações por um preço justo caso não concorde com a troca de controladores.

Um Tag Along de 100% demonstra que a empresa não quer prejudicar seus investidores caso haja troca de controle.

Outros critérios também incluem:

  • Divulgação de resultados
  • Regras para composição dos executivos da empresa
  • Regras para divulgação de informações

Quanto mais transparente e segura for a empresa, mais o pequeno investidor estará protegido e poderá investir com segurança. Por isso, o Segmento de Mercado de uma empresa pode ser um critério para que você escolha as empresas em que deseja investir.

Compartilhe este artigo:

TwitterFacebookGoogle+BufferPin It