Tag Along – Proteção para o Acionista Minoritário!

Em uma empresa que possui ações negociadas em Bolsa de Valores, quem realmente controla a empresa (possui a maior parte das ações) são os chamados Sócios ou Acionistas Majoritários. Os demais possuidores de ações, são os Acionistas Minoritários.

Quando alguém resolve comprar uma empresa, basta comprar as ações dos Sócios Majoritários para assumir o controle da empresa. Nessa situação os Minoritários ficam prejudicados porque:

  • Podem não concordar com a troca de controle.
  • Os novos controladores podem não querer que a empresa tenha sócios minoritários e tomar decisões prejudiciais a estes.

Para evitar que isso aconteça, existe o Tag Along.

O Tag Along representa um percentual do preço oferecido pelas ações dos Sócios Controladores pelo comprador que também deve ser oferecido para comprar as ações dos Sócios Minoritários. Se algum Sócio Minoritário quiser vender suas ações por discordar da venda da empresa , poderá então vender suas ações por um preço proporcional ao oferecido aos Controladores.

Quanto maior o Tag Along, melhor para o pequeno investidor:

  • Um Tag Along de 80% indica que os compradores da empesa pagarão 80% do preço oferecido aos Majoritários.
  • Um Tag Along de 100% indica que os compradores pagarão o mesmo preço oferecido aos Majoritários.

Se você possui uma ação que não tem Tag Along e os Sócios Majoritários resolvam vender a empresa, o comprador pode oferecer pagar , por exemplo, R$50,00 pelas ações dos Majoritários e R$1,00 pelas ações dos Minoritários.

Quando uma empresa cujas ações não possuem Tag Along começa a ter a possibilidade de ser vendida, é comum que o preço de suas ações caia, prejudicando o pequeno investidor.

Você pode utilizar o Tag Along como um critério para escolher as empresas em que vai investir. Para saber qual o Tag Along de uma ação, procure a página da Empresa no site da Bovespa.

Compartilhe este artigo:

TwitterFacebookGoogle+BufferPin It