Para cada ação, um direito diferente!

No mercado de ações do Brasil, existem três tipos diferentes de ações:

  • Ordinárias
  • Preferenciais
  • Units

AÇÕES ORDINÁRIAS

Ações ordinárias (ON) são ações que dão direito a voto nos rumos da empresa aos seus detentores. Ações ON são as ações que os donos da empresa possuem.

O investidor que deseja se tornar sócio, também deve comprar somente Ações Ordinárias. Por comprar uma pequena quantidade, o pequeno investidor não poderá interferir nos rumos da empresa, mas possuir ações ON é o primeiro passo para proteger seu investimento.

Ao comprar somente ações ON, você terá o mesmo tipo de ação que os donos da empresa possuem e por isso, não será prejudicado caso ocorra uma troca de controle da empresa ou um fechamento de capital. Em uma troca de controle os donos vendem suas ações para um outro grupo e não se importam se o pequeno investidor estará ganhando ou perdendo. Ter ações ON lhe deixará mais protegido.

As Ações Ordinárias são representadas com o número 3 após o código da empresa. Por exemplo: PETR3 (Petrobras ON), CIEL3 (Cielo ON).

AÇÕES PREFERENCIAIS

Ações Preferenciais (PN) são ações que não dão direito a voto aos seus detentores. Elas possuem esse nome porque, em teoria, têm direito a receberem os dividendos em detrimento das Ações Ordinárias.

Na prática, essa é uma maneira da empresa não vender Ações Ordinárias e portanto não deixarem os investidores se tornarem sócios realmente, mantendo o controle da emresa nas mãos de poucas pessoas. O possuidor de ações PN muitas vezes sai prejudicado em caso de troca de controle da empresa porque estas ações não possuem a mesma proteção que as Ações Ordinárias oferecem.

Em muitas empresas, as Ações Preferenciais são mais líquidas e o free float das Ações Ordinárias é pequeno. Uma empresa que faz isso demonstra que não quer possuir sócios minoritários, mas sim apenas pegar o dinheiro dos investidores sem oferecer muito em troca.

Empresas assim não são boas para o pequeno investidor, pois demonstram claramente que não querem possuir pequenos investidores.

As Ações Preferenciais podem ser representadas com o número 4 ou 5 após o código da empresa. Por exemplo: PETR4 (Petrobras PN), VALE5( Vale PN).

UNITS

Units são um conjunto de Ações Ordinárias e Preferenciais vendidas em grupo. Por exemplo, ao comprar uma Unit de uma empresa X você estará comprando 3 ações ON e 4 PN dessa empresa.

Empresas que possuem apenas ações Units também não passam um bom sinal ao investidor porque obrigam o investidor a comprar ações sem valor de investimento como as Ações Preferenciais.

As Units são representadas com o número 11 após o código da empresa. Por exemplo: SANB11 (Unit Santander).

Compartilhe este artigo:

TwitterFacebookGoogle+BufferPin It