Sua oportunidade de comprar um prédio inteiro!

Fundos de Investimento Imobiliário , ou FII, são fundos de condomínio fechado que investem diretamente em ativos ligados ao mercado imobiliário.

Fundos de Condomínio Fechado são fundos onde o investidor não pode vender suas cotas direto para o fundo (como ocorre em outros fundos de investimento) e deve procurar outros investidores caso queiram vender suas cotas. Nos FII isso se torna bem simples porque as cotas são negociadas na Bolsa de Valores.

Algumas vantagens do investimento em FII:

  • Acesso ao aluguel de imóveis de grande porte como prédios comerciais e galpões logísticos
  • Acesso a instrumentos financeiros dispponíveis somente a investidores qualificados (CRI e LCI)
  • Possibilidade de obter uma renda relativamente estável e mensal
  • Cotas com preço acessível
  • Rendimentos são isentos de Imposto de Renda

Investir em FII é bastante semelhante a investir em Imóveis porém, no caso dos FII, com valores muito menores, com um administrador para cuidar do imóvel e com uma diversificação muito grande de locatários.

Fundos Imobiliários são uma boa opção de diversificação para o investidor em renda Variável.

Uma das principais vantagens do investimento em FII é que a grande maioria dos Fundos faz pagamento de rendimentos mensais, o que possibilita ao investidor usar esse dinheiro para comprar mais cotas, outros ativos de seu interesse ou até mesmo utilizá-los como renda.

Além disso, o fundo é o dono do imóvel e poderá ganhar também com a valorização deste.

Um pequeno investidor dificilmente terá como participar do rendimento de alugueis de Prédios Comerciais, Galpões Logístios ou Shoppings Centers senão investindo em FII. Com os Fundos Imobiliários isto pode ser feito comprando apenas um cota.

Alguns FII são especializados no investimento em CRI e LCI e conseguem boas opções de rendimento por possuirem um valor inicial muito grande (na casa dos milhões). Além disso, um único fundo pode ter em sua carteira dezenas de CRI, o que dilui grande parte do risco para o pequeno investidor.

Todos os FII possuem um administrador, que é o responsável por cuidar dos imóveis/ativos do fundo. As decisões em um FII são tomadas pelos próprios investidores, através de assembleias.

Por fim, como forma de incentivar o investimento em FII, o governo isentou o rendimento distribuído pelos fundos Imobiliários de pagar Imposto de Renda.

Quer saber mais? Conheça os Tipos de Fundos de Investimento Imobiliário.

Compartilhe este artigo:

TwitterFacebookGoogle+BufferPin It