O que é Renda Mínima Garantida?

Renda Mínima Garantida (RMG) é um rendimento mensal pago por alguns Fundos de Investimento Imobiliário como forma de remunerar os investidores enquanto o Fundo não é capaz de ter renda própria.

A RMG costuma ocorrer mais em Fundos de Desenvolvimento e Incorporação. Esses Fundos iniciam sem possuir um imóvel pronto e que possa ser alugado para gerar renda. Para evitar que os cotistas não recebam nada nesse período, o Fundo distribui a RMG.

De onde vem a Renda Mínima Garantida?

O valor distribuido como Renda Mínima Garantida pode ter origem em:

  • Fração do valor arrecadado quando da criação do Fundo
  • Acordo entre a construtora ou empresa e o Fundo

No primeiro caso o Fundo apenas distribui dinheiro que os próprios cotistas injetaram no Fundo quando compraram as cotas na Oferta Pública Inicial. No segundo, o Fundo pode ter firmado um acordo com a construtora do imóvel ou com possíveis futuros locatários para garantir o pagamento de um certo valor por um período determinado.

Qual a duração da Renda Mínima Garantida?

A RMG é paga durante um período predeterminado quando da criação do Fundo. Não necessariamente ela será paga até o imóvel ficar pronto ou o Fundo conseguir obter a própria Receita. Por isso, o investidor que deseja comprar cotas de Fundos Imobiliários que pagam Renda Mínima Garantida deve estar atento ao prazo de duração da RMG e qual a perspectiva de Renda Real do Fundo.

Renda Real de um Fundo Imobiliário é qual o valor ganho pelo fundo a partir de aluguéis e não de outras fontes alheias ao objetivo do fundo, como a Renda Mínima Garantida.

Compartilhe este artigo:

TwitterFacebookGoogle+BufferPin It