Investir é mais simples do que você imagina!

Moeda

O dinheiro faz parte de nossas vidas. Está presente no nosso dia a dia e é essencial para a nossa sobrevivência.

Nos sendo algo importante, é natural que tenhamos de dedicar um tempo a pensar sobre dinheiro.

A maioria das pessoas enxerga o dinheiro pelo lado negativo, fazendo dívidas, gastando mais do que podem pagar e vivendo sempre na “Corrida dos ratos”.

O investidor enxerga o dinheiro de forma positiva, faz juros e amortizações trabalharem a seu favor e colhe os frutos do seu esforço tendo uma vida mais tranquila e com acesso a melhores bens e serviços.

Para investir não é preciso:

  • Ser rico
  • Ter muito tempo sobrando
  • Estudar muito

Investir é simples e fácil. Basta entender e saber o que se está fazendo que você não gastará mais do que algumas horas por ano pensando sobre o assunto.

O QUE É INVESTIR?

Investir é fazer alguma coisa com seu dinheiro de forma a obter lucro. Isto pode ser feito de inúmeras maneiras e em diversos tipos de investimento: imóveis, moedas, veículos, produtos, etc.

O foco do site INVE$TINDO é ensinar-lhe sobre os investimentos financeiros.

Investimentos financeiros são aqueles que não envolvem diretamente bens reais (como imóveis ou veículos), mas sim instrumentos que representam o direito sobre algum valor.

POR QUE INVESTIR?

Há inúmeras razões para você investir seu dinheiro. Entre elas podemos citar:

  • Proteger o valor do seu patrimônio contra a inflação
  • Melhorar sua qualidade de vida
  • Aumentar o seu patrimônio
  • Atingir a independência financeira

Caso queira saber mais sobre por que devemos nos preocupar com nosso dinheiro e procurar investir sabiamente, leia o artigo “Por que Investir?”.

PASSOS PARA INVESTIR

Para poder começar a pensar em investir, você primeiro precisa seguir quatro passos:

  1. Ganhar dinheiro
  2. Gastar menos do que ganha
  3. Fazer uma reserva de emergência
  4. Estudar

Ganhar dinheiro

Ganhar dinheiro é o primeiro passo do aspirante a investidor. Sem a matéria prima não é possível realizar nada. É importante que você tenha uma fonte de renda (salário, herança, aluguéis, etc.) antes de preocupar-se em investir.

Este passo é um dos mais importantes para todo o investidor, pois ele também é fator primário na velocidade do seu enriquecimento. Quanto mais dinheiro você ganha, mais rápido você pode ficar rico ou atingir o objetivo que almeja.

Gastar menos do que ganha

Fazer sobrar algum dinheiro todos os meses também é essencial. A maioria das pessoas liga investimento a mesquinhez porque considera que é preciso cortar todo tipo de gasto e prejudicar sua qualidade de vida, deixando de ter o que quer. Mas isso não é necessário. Basta uma gestão saudável do dinheiro, evitando gastos excessivos e desnecessários, sem extremos, para conseguir ter dinheiro sobrando ao final do mês.

Economizar também é um passo importante no seu enriquecimento, mas o corte de gastos deve ser analisado com critério. Não deixe de viver só para economizar alguns reais. No entanto, lembre-se que juntar dinheiro durante algum tempo para comprar alguma coisa à vista não é prejudicar sua qualidade de vida. Dívidas, sim, cobrarão caro na sua saúde e bem estar.

Evite as dívidas, corte os gastos desnecessários e economize o máximo que puder. Com o tempo você precisará fazer cada vez menos sacrifício, dinheiro sobrando será algo natural e você poderá gastar mais e viver melhor.

Fazer uma reserva de emergência

Nenhuma pessoa sabe com total precisão quais são os gastos que irá ter durante a vida. Emergências, como problemas de saúde e contas inesperadas, oportunidades, como produtos com desconto para pagamento à vista, e outras situações podem fazer você precisar de mais dinheiro do que possui em mãos no momento.

A Reserva de Emergência é uma quantia de dinheiro que você mantém guardada e que pode ser acessada rapidamente em caso de necessidade.

A principal função da Reserva de Emergência é evitar que você faça dívidas ou tenha que usar o dinheiro investido antes do tempo.

O investidor que possui uma Reserva de Emergência investe com tranquilidade e pode ver o preço dos seus ativos variarem sem se desesperar e cometer os erros que a maioria comete:

  • Comprar no topo e vender no fundo
  • Mudar seu dinheiro de investimento constantemente
  • Pagar taxas para que outros administrem seu dinheiro
  • Estar sempre preocupado com seus investimentos

Caso queira saber mais sobre este passo, leia o artigo específico sobre a Reserva de Emergência e saiba:

  • Quanto dinheiro manter em sua Reserva de Emergência
  • Onde manter o dinheiro da sua Reserva de Emergência
  • Quando utilizar sua Reserva de Emergência

Estudar

Dinheiro é um aspecto importante de nossas vidas e por isso merece um pouco da sua atenção. Para aprender a investir você não gastará nem um terço do tempo que usa para comprar um carro ou assistir futebol, no entanto, entender do assunto pode efetivamente deixar-lhe rico!

Os artigos dessa seção irão, de maneira rápida e simples, lhe ensinar os conceitos básicos da análise de investimentos, deixando você pronto para começar.

POR QUE INVESTIR?
CONCEITOS IMPORTANTES
ANALISANDO O RENDIMENTO
VALOR INICIAL DE UMA APLICAÇÃO
LIQUIDEZ DE UM INVESTIMENTO
RISCOS DE UM INVESTIMENTO
POR QUE DIVERSIFICAR?
RESERVA DE EMERGÊNCIA
TIPOS DE INVESTIMENTO
ESCOLHENDO UM INVESTIMENTO

Compartilhe este artigo:

TwitterFacebookGoogle+BufferPin It