O que você deve saber para começar a investir?

Para poder decidir onde investir o seu dinheiro você precisa saber analisar as opções disponíveis. Nem sempre escolher o investimento que tem o maior rendimento será o melhor para você.

Para analisar um investimento, é necessário levar em conta quatro fatores:

  • Rendimento
  • Valor Inicial
  • Liquidez
  • Riscos

RENDIMENTO

O rendimento é o quanto a mais de dinheiro você irá receber além do valor que investiu.

Para conhecer o rendimento de um investimento é preciso ir além do valor informado no anúncio do seu banco. Sempre haverá taxas, inflação e Imposto de Renda ficando com uma parte do seu rendimento e é preciso analisar com critério se no final das contas você realmente terá ganho dinheiro.

Para saber como analisar o rendimento de um investimento, leia o artigo “Analisando o Rendimento”.

VALOR INICIAL

O Valor Inicial é o quanto de dinheiro você irá precisar para poder começar a investir em determinado investimento. Este é um fator limitador nas suas escolhas pois às vezes você não terá a quantia suficiente ou então será um valor muito maior do que o que você gostaria de aplicar.

Para compreender melhor a análise do Valor Inicial e o impacto que ele pode ter nas suas escolhas, leia o artigo “Valor Inicial de uma aplicação”.

LIQUIDEZ

Liquidez é a facilidade com que você consegue transformar o seu investimento em cédulas de dinheiro na sua carteira. Existem investimentos em que a liquidez é imediata e você consegue sacar o dinheiro na hora. Existem outros onde a liquidez é diária, ou mensal, ou depende da existência de alguém querendo comprar de você.

A Liquidez também limitará suas escolhas, especialmente se você pretende utilizar após um determinado tempo o dinheiro que investiu.

Para saber mais sobre a Liquidez e como ela pode influenciar nas suas escolhas, leia o artigo Liquidez de um Investimento.

RISCOS

Riscos representam aquilo que pode dar errado e suas consequências. Na área dos investimentos, quanto maior o risco, maior será o rendimento oferecido e vice-versa.

Os riscos de um investimento são bastante objetivos e rapidamente é possível analisá-los. Já as consequências são aspectos subjetivos.

Existem investidores que se sentem confortáveis ao ver suas ações oscilarem porque sabem que não precisam daquele dinheiro para seguir sua vida. Por outro lado, existem investidores que não podem ver rendimentos negativos pois têm medo de um dia precisar daquele dinheiro para alguma coisa.

O aspecto mais importante da análise de um investimento é o estudo dos riscos. Especialmente para o pequeno investidor, que não pode ficar perdendo dinheiro à toa.

Se há um objetivo que o pequeno investidor deve ter em seus investimentos é DIMINUIR O RISCO.

Aprenda mais sobre a análise do risco lendo o artigo Riscos de um Investimento.

Compartilhe este artigo:

TwitterFacebookGoogle+BufferPin It