A melhor forma de proteger o seu dinheiro!

Nenhum investidor é capaz de prever tudo o que pode acontecer e influenciar nos seus investimentos. Até mesmo os profissionais com vários anos de experiência são pegos de surpresa e acabam perdendo dinheiro.

Nesse cenário de incerteza, o que o pequeno investidor pode fazer para se proteger?

A sua melhor opção para proteger seu dinheiro é evitar ter uma quantia grande em um mesmo investimento. Se qualquer coisa der errado, você pelo menos terá perdido pouco dinheiro.

O pequeno investidor deve diversificar de diversas maneiras:

  • Tendo vários investimentos com características diferentes
  • Aplicando pequenas quantias de dinheiro periodicamente ao invés de tudo de uma vez

Os principais argumentos contra a diversificação são:

  • O investidor deixaria de ganhar tanto quanto se tivesse aplicado somente no investimento que valorizou mais
  • Acompanhar vários ativos exige muita dedicação

Para entender como esses argumentos são inválidos, em primeiro lugar, lembre-se que a maior preocupação do pequeno investidor deve ser reduzir sua exposição ao risco. Não se deixe levar pela cobiça e manter sua atenção somente no rendimento quando você deveria é estar preocupado em não perder seu dinheiro. Até os grandes investidores perdem constantemente, por que você não perderia?

Em segundo lugar, quanto mais diversificado e protegido, menor será sua preocupação com seus investimentos. Quem tem dinheiro aplicado somente em um lugar tem que ficar sempre atento a possíveis problemas pois, se perder, perde muito.

Quem diversifica pode se dar ao luxo de manter uma avaliação periódica de vez em quando, pois, se tiver algum problema, perderá pouco. Basta sair do investimento que deu errado e continuar nos que estão dando certo.

DIVERSIFICAÇÃO DE INVESTIMENTOS

A explicação para investir em diversos investimentos ao invés de se concentrar em um só é matemática.

Investimento Valor Percentual do Patrimônio
A 100 100%
TOTAL 100 100%

Se os seus investimentos estiverem distribuídos como na tabela acima, uma queda de 25% equivale a uma perda de um quarto do seu patrimônio. Já se você tiver aplicado em quatro investimentos diferentes:

Investimento Valor Percentual do Patrimônio
A 25 25%
B 25 25%
C 25 25%
D 25 25%
TOTAL 100 100%

Neste caso, se o investimento A cair 25%, você irá perder só 6,25% do seu patrimônio. Se por acaso os investimentos C e D renderem 10%, ao final você terá perdido só 1,25%.

DIVERSIFICAÇÃO DE APORTES

Um aporte é o ato de fazer um depósito ou uma compra de um investimento. Você faz um aporte se, por exemplo:

  • Compra uma ação
  • Aplica uma quantia na Poupança
  • Compra um título do Tesouro Direto

Se você deixa para fazer um aporte grande de uma só vez, você poderá estar entrando no mercado em um mau momento, comprando uma ação quando o preço está no topo ou pegando uma taxa baixa no Tesouro Direto.

Se você diversifica seus aportes em pequenas quantidades e periodicamente, você acaba comprando por diversos preços e diversas taxas, tendo menos uma preocupação. Esta estratégia é particularmente eficiente em investimentos de Renda Variável.

Compartilhe este artigo:

TwitterFacebookGoogle+BufferPin It