Compre empresas de dentro de casa!

Exemplo da tela de um homebroker
Exemplo da tela de um homebroker

Esta série de artigos irá lhe ensinar a utilizar o homebroker em 3 partes:

O QUE É O HOMEBROKER

O homebroker é um programa de computador oferecido pela sua Corretora de Valores que lhe permite acessar o sistema de negociação da Bolsa de Valores e efetuar compras, vendas e outras operações.

As Corretoras de Valores funcionam como intermediários entre você e o sistema da Bolsa de Valores.

Antigamente, os corretores trabalhavam dentro da bolsa e os negócios eram feitos na base do grito, gestos e empurra-empurra. Para poder comprar ou vender uma ação, você teria que ligar para o corretor e perguntar para ele por quais preços as ações estavam sendo negociadas.

Com o avanço da informática e o surgimento da internet, o sistema foi todo automatizado. Hoje em dia todas as informações aparecem na tela do seu computador e por ali mesmo você envia as ordens pelo preço que quiser. Isto tornou o investimento em ações e outros ativos negociados na Bolsa de Valores extremamente simples e acessível.

O programa de computador que permite a você negociar na Bolsa de Valores é chamado de Homebroker (a tradução seria algo como “Corretor Caseiro”). Você utiliza o homebroker no seu computador pessoal, direto no navegador, bastando estar conectado à internet.

A evolução tecnológica também trouxe uma grande quantidade de novas funções e operações ao sistema, por isso, para o iniciante, o primeiro contato com o homebroker pode ser um pouco assustador. Este guia pretende lhe introduzir as principais funções e operações que são oferecidas na maioria dos homebrokers das Corretoras de Valores brasileiras.

COMO INSTALAR O HOMEBROKER?

Não é necessário instalar nenhum programa. O homebroker pode ser acessado direto pelo site da sua Corretora de Valores.

Existem alguns homebrokers que podem ser instalados como plataforma desktop (instalados no seu computador) e normalmente oferecem opções mais avançadas que não são necessárias ao investidor comum.

O QUE EU POSSO FAZER NO HOMEBROKER?

As opções básicas que você deve encontrar em qualquer homebroker por aí certamente incluirão:

  • Comprar e vender ativos negociados na Bolsa de Valores
  • Acompanhar o preço e as ofertas de compra e venda
  • Verificar quais ações você possui e qual o preço atual delas

Existem opções que dependem da disponibilidade oferecida pela sua corretora. Quanto mais coisas você puder fazer pelo homebroker, melhor, pois você não precisará ficar ligando ou dependendo do operador da corretora para fazer o que quer. Algumas opções a mais que você pode encontrar por aí:

  • Análise de gráficos
  • Operações com derivativos
  • Ordens automáticas
  • Aluguel de ações

COMO UTILIZAR O HOMEBROKER?

Inicialmente, você deve entender o layout e as inúmeras informações que estarão disponíveis no seu homebroker.

Leia o artigo Compreenda as informações do homebroker para saber mais.

Sabendo onde encontrar as informações que deseja, o próximo passo é aprender a enviar ordens de compra e venda.

Leia o artigo Enviando ordens pelo homebroker para saber mais.

Sabendo utilizar o homebroker, você pode começar seus investimentos em Renda Variável. Quer saber como planejar e executar a compra ou venda de uma ação? Veja aqui como.

Compartilhe este artigo:

TwitterFacebookGoogle+BufferPin It