Empresas e investidores se encontram!

Basicamente , a Bolsa de Valores foi criada com o objetivo de:

  • Aumentar o contato entre as empresas e possíveis investidores
  • Proporcionar liquidez e segurança a negociação de ações

É claro que com o passar do tempo as coisas evoluiram e surgiram outros tipos de atividades , mas esses dois motivos básicos são suficientes para você entender por que a Bolsa de Valores existe e onde o pequeno investidor entra nesse jogo.

O QUE É UMA AÇÃO?

Uma ação é como um pedaço de uma empresa. Se você for dono de uma ação, você será dono de uma parte correspondente da empresa e terá os direitos previstos para os donos de ações.

Organizar a posse de uma empresa utilizando ações é bastante útil quando a empresa possui vários donos. Isso facilita resolver questões como:

  • Quem decide os rumos da empresa
  • Quanto cada um possui da empresa
  • Como fazer quando alguém quiser vender sua parte

EMPRESAS PRECISAM DE INVESTIDORES

Empresas precisam constatemente fazerem empréstimos ou receber dinheiro de investidores para poderem crescer e expandir suas atividades. Cedo ou tarde, as fontes de recurso começam a se esgotar e é aí que a Bolsa de Valores pode ajudar.

Uma empresa que negocia suas ações em Bolsa, busca na verdade conseguir dinheiro para financiar suas atividades. Ela faz isso vendendo uma parte de suas ações para investidores interessados. Em troca, os investidores ganham direitos sobre a empresa, ganhando com a valorização da empresa e com sua participação em possíveis lucros.

A Bolsa de Valores une empresas a investidores em um ambiente de negociação seguro onde há diversas garantias, o que aumenta a confiança dos investidores e facilita às empresas conseguirem dinheiro.

INVESTIDORES PRECISAM DE LIQUIDEZ

As vezes um investidor pode se sentir insatisfeito com a empresa ou achar que já atingiu seus objetivos e quer se ver livre da ação. Com a Bolsa de Valores, isso se torna muito simples.

Além de permitir aos investidores comprarem as ações direto da empresa, a Bolsa também permite a negociação de ações entre os próprios investidores. Se você quer vender sua ação, basta encontrar alguém que queira comprá-la, não é preciso esperar a empresa fazer isso.

Melhor ainda, todos os negócios são feitos de forma segura, clara e dentro da lei, aumentando a confiança no sistema.

O PEQUENO INVESTIDOR E A BOLSA

Como você viu, a Bolsa de Valores foi criada para permitir as empresas conseguirem dinheiro junto a uma gama enorme de investidores.

O pequeno investidor busca usufruir desse sistema, comprando ações de boas empresas e tornando-se sócio do negócio. Sem a bolsa você não seria capaz de comprar um pedaço de um grande banco ou de uma multinacional do Petróleo. Com a Bolsa você pode. E ainda irá usufruir de seus direitos de sócio como a sua fatia de participação nos lucros.

Compartilhe este artigo:

TwitterFacebookGoogle+BufferPin It