Investir ou Especular?

Muita gente treme só de ouvir falar em Bolsa de Valores porque considera que investir em ações é o mesmo que jogar no cassino, uma grande aposta em que só os grandes ganham.

Se você leu o artigo “Bolsa de Valores”, sabe que a Bolsa de Valores foi criada para que empresas pudessem ter acesso fácil a investidores.

No entanto, uma outra característica da Bolsa, a de proporionar a negociação de ações entre os próprios investidores, fez com que surgisse uma nova atividade: a especulação.

Especular é ganhar dinheiro com a variação do preço de alguma coisa.

Você pode especular com qualquer coisa cujo preço varie. O especulador não se importa com o produto que está especulando, somente com o preço.

Como a Bolsa de Valores possui bastante liquidez e tem um sistema informatizado em tempo real, ela também virou o paraíso dos especuladores, pois o preço das ações varia constantemente sem qualquer razão e é muito fácil comprar e vender grandes quantidades de dinheiro.

Infelizmente, o lado da especulação é o lado mais mostrado da Bolsa de Valores por diversos motivos:

  • Incentiva a ganância das pessoas dizendo que pode-se ganhar muito dinheiro de forma rápida e fácil.
  • Todos os intermediarios e inclusive a Bolsa de Valores, ganham suas taxas quando ocorre uma compra ou uma venda. Se houver poucos negócios, eles ganham menos.
  • Investidores compram de vez em quando e vendem praticamente nunca. Especuladores estão constantemente comprando e vendendo e pagando taxas.
  • O governo só ganha impostos se você vender suas ações e tiver lucro. Enquanto você não vende nada, não precisa pagar nenhum imposto.

Já o lado do investimento não é muito mostrado, pois exige trabalho duro, dedicação, estudo e tempo para que apareçam resultados além de reduzir drasticamente a quantidade de taxas e impostos que são pagos.

Mas é investindo na Bolsa que os pequenos investidores terão suas melhores chances. Quem resolver especular, estará ingressando em uma das atividades humanas mais difíceis de se ganhar dinheiro.

ESPECULAR É PARA OS MELHORES

Quando dizem que a Bolsa de Valores é só para quem tem muito dinheiro e tempo, as pessoas estão descrevendo com exatidão o que é preciso para ser um especulador.

Especular na Bolsa de Valores é extremamente díficil. Há diversos profissionais com anos de experiência e acesso a todo tipo de tecnologia que passam o dia inteiro olhando para o computador e ainda assim não conseguem deixar de perder dinheiro.

É nesse jogo que o iniciante acha que entrará e ficará rico em apenas alguns meses. 99,9% das vezes irá perder dinheiro (as vezes muito) e sair reclamando.

Você, pequeno investidor, pode até tentar ganhar algum dinheiro especulando, mas será preciso muita dedicação e empenho sem qualquer garantia de sucesso. Além disso, caso você ganhe dinheiro precisará investi-lo em algum lugar.

Para conseguir ter alguma chance de sobreviver na Bolsa é preciso saber diferenciar especulação de investimento.

ESPECULAR OU INVESTIR

O especulador joga com a variação dos preços, pouco se importa com qual ação está negociando. O especulador:

  • Procura variação de preço.
  • Tem critérios para começar e terminar uma operação de compra ou venda.
  • Negocia constantemente, pagando alto valor em taxas e impostos.
  • Precisa acompanhar dioturnamente o preços para não perder o controle de suas operações.

O investidor quer tornar-se sócio de boas empresas e ver seu patrimônio e renda aumentarem à medida que a empresa cresce. Pouco se importa com o preço da ação da empresa em que está investindo. O investidor:

  • Procura boas empresas para tornar-se sócio.
  • Preocupa-se com os fundamentos da empresa e não com o preço da ação.
  • Compra periodicamente e em pequenas quantidades.
  • Vende muito raramente.

Compartilhe este artigo:

TwitterFacebookGoogle+BufferPin It