Comprar direto da empresa ou de outro investidor?

Quando negociamos ativos na Bolsa de Valores, podemos comprar ou vender direto dos emissores (empresas, fundos, etc.) ou podemos comprar e vender de outros investidores. No primeiro caso, trata-se do Mercado Primário e no segundo, do Mercado Secundário.

MERCADO PRIMÁRIO

Quando uma empresa começa a negociar suas ações na Bolsa de Valores pela primeira vez, ocorre um evento chamado de Initial Public Offering (IPO).

Um IPO é quando uma empresa vende suas ações para os investidores interessados.

Quando uma empresa resolve parar de negociar suas ações na Bolsa de Valores, ela deve comprar todas suas ações que estão nas mãos de investidores, um evento chamado de Oferta Pública de Aquisição (OPA).

Uma OPA é quando a empresa recompra todas as suas ações dos investidores.

Nestas duas situações, o investidor está fazendo negócio direto com a empresa. Quando se negocia direto com quem emitiu o ativo negociado, trata-se do Mercado Primário.

IPO também ocorrem em Fundos de Investimento Imobiliário (FII). Ao comprar em um IPO de FII você está comprando as cotas direto da empresa emissora. O mesmo acontece com CRI e Debêntures comprados na emissão (a emissão ocorre quando as empresas responsáveis vendem pela primeira vez as cotas, debêntures ou CRI).

Mercado Primário
Mercado Primário

O Mercado Primário caracteriza-se pela negociação direto com o emissor do ativo.

MERCADO SECUNDÁRIO

Depois que uma empresa vende suas ações para os investidores no IPO, os investidores podem negociar essas ações entre eles mesmos. O mesmo ocorre para cotas de FII, Debêntures e CRI.

Quando o ativo é negociado entre investidores, trata-se do Mercado Secundário.

Em investimentos como FII, CRI e Debêntures, as empresas emissoras não recompram os ativos que emitiram e o investidor , caso queira vender antecipadamente, deverá achar outro investidor disposto a comprar.

O mesmo é válido caso você perca o período de compra na emissão mas ainda assim queira investir nesse ativo. Será preciso encontrar um investidor disposto a vender o ativo que você deseja.

Dessa forma, é importante verificar a liquidez do seu investimento no Mercado Secundário caso você pretenda vender rapidamente.

Mercado Secundário
Mercado Secundário

O Mercado Secundário caracteriza-se pela negociação entre os investidores, sem envolver o emissor do ativo.

Compartilhe este artigo:

TwitterFacebookGoogle+BufferPin It