Aprenda o que é e para que serve a taxa SELIC.

SELIC significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

Imagine o SELIC como uma feira onde os produtos negociados são títulos do governo. Participam do sistema o Banco Central, o Tesouro Nacional, bancos e outras instituições financeiras.

Trata-de de um sistema informatizado que gerencia todos os processos afetos aos títulos públicos da dívida interna. É este sistema que:

  • Emite os títulos da dívida pública
  • Faz o pagamento quando alguém resgata algum título
  • Faz o registro de quem possui qual título e em que quantidade
  • Processa as compras e vendas entre os participantes

DE ONDE VEM O VALOR DA TAXA SELIC?

A taxa SELIC é uma média dos juros que foram cobrados em financiamentos realizados durante o dia no sistema SELIC.

O que ocorre é que os participantes do sistema ficam emprestando dinheiro uns para os outros e oferecem títulos públicos para garantir o pagamento. No final do dia o próprio sistema calcula a média da taxa envolvida nessas operações e obtém o valor da taxa SELIC.

PARA QUE SERVE A TAXA SELIC?

A taxa SELIC é importante porque ela baliza os juros cobrados no Brasil e controla a disponibilidade de dinheiro, impactando nos resultados da economia.

O empréstimo de dinheiro para o governo é considerado o que possui o menor risco. Qualquer outra instituição que deseje obter dinheiro emprestado, terá de oferecer pagar taxa igual ou semelhante ao que o governo brasileiro está pagando.

Isto torna possível ao governo tentar controlar os juros como um todo na economia, através de quanto ele oferece pagar pelos seus títulos. O valor que o governo espera obter é conhecido como meta da taxa SELIC.

Controlando os juros, o governo consegue controlar a quantidade de dinheiro presente na economia.

  • JUROS ALTOS : Pouca gente pega dinheiro emprestado, menos dinheiro circula entre as pessoas
  • JUROS BAIXOS : Muita gente pega dinheiro emprestado, mais dinheiro circula entre as pessoas

POR QUE CONTROLAR A TAXA SELIC?

Controlando a taxa SELIC, o governo consegue controlar o dinheiro em circulação. Esta manobra é muito utilizada para controlar a inflação.

  • Com pouco dinheiro em circulação, as pessoas compram menos, os preços tendem a manter-se estagnados e a inflação diminui
  • Com muito dinheiro em circulação, as pessoas compram mais e os preços tendem a subir, gerando inflação

A taxa SELIC é uma das ferramentas econômicas do governo e é muito utilizada para combater a inflação. Por isso é comum você ver aumento da taxa SELIC quando a inflação ultrapassa as metas projetadas pelo governo.

Compartilhe este artigo:

TwitterFacebookGoogle+BufferPin It