INVE$TINDO

Aprenda a investir de forma simples e rápida!

O Investidor Inteligente

Há um famoso livro sobre investimentos chamado O Investidor Inteligente¹ , em que o autor analisa se realmente é possível obter melhores retornos no mercado acionário fazendo uma seleção mais apurada de empresas.

Para isso, o autor compara o desempenho de fundos de investimento com uma seleção aleatória de empresas na Bolsa. O resultado é:

Em grande parte das vezes, os fundos não conseguem ganhar da seleção aleatória.

Isto indica que nem sempre uma dedicação maior aos investimentos e à elaboração de estratégias complexas vai gerar mais retorno.

Ter em mente esta informação é essencial ao pequeno investidor, o qual, normalmente, é um profissional assalariado que dedica grande parte do seu tempo ao próprio trabalho.

Dedicação Excessiva

É comum que investidores iniciantes se empolguem com o mercado financeiro e queiram dedicar grande parte do seu tempo ao estudo ou ao acompanhamento da Bolsa de Valores imaginando que isso resultará em melhor performance dos seus investimentos.

No entanto, o comum é que esse tempo dedicado em excesso ao mercado financeiro não resulte em ganhos superiores ao que o investidor obteria se tivesse, por exemplo, se dedicado a uma especialização em sua área de trabalho, que lhe proporcionasse uma chance de promoção ou de melhores salários.

Estratégias simples de investimentos, muitas vezes obtêm melhores resultados do que complexas operações que envolvem acompanhamento diário das cotações, estudo detalhado da contabilidade das empresas, verificação contínua de noticiários e outras atividades que tomam o tempo do investidor que poderia ser aplicado em coisas mais produtivas.

Fatores Importantes

Apesar da constante pressão exercida pela mídia e pelo mercado financeiro sobre o aspecto do rendimento, este é um dos fatores que, além de ser o mais difícil de se obter, também não terá tanta influência em resultados de longo prazo quando comparado ao:

  1. Tempo de aplicação; e
  2. Volume de aplicação.

Tempo de Aplicação

O tempo de aplicação permite aos juros compostos atuarem com cada vez mais intensidade, resultando em ganhos exponenciais que, mesmo rendendo a taxas pequenas, trazem resultados consideráveis e muito superiores quando comparados a um investimento com taxas maiores de rentabilidade (o que indica risco maior) e que ficou aplicado durante menos tempo.

Volume de Aplicação

O volume de aplicação faz crescer mais rápido o bolo de rendimentos e o montante de dinheiro em que os juros estão atuando, resultando em ganhos elevados mais rapidamente.

A Escolha Inteligente

É devido às razões anteriores que, se sua escolha for entre se dedicar a uma atividade que lhe permita investir mais dinheiro ou dedicar-se mais ao mercado financeiro, a escolha mais inteligente estará na opção que lhe permita obter uma renda maior e aumentar o valor que você consegue separar para investir.

Notas

¹GRAHAM, Benjamin. O investidor Inteligente.

Última atualização: 2019-06-28