INVE$TINDO

Aprenda a investir de forma simples e rápida!

Como se ganha dinheiro com o Tesouro Direto?

O investidor pode ter ganhos no Tesouro Direto de duas maneiras:

  • Através dos rendimentos pagos pelos títulos; e
  • Através da negociação dos títulos.

Rendimento

Como qualquer título de renda fixa, os títulos do Tesouro Direto se caracterizam por possuírem:

  • taxa de rendimento: juros a serem pagos sobre o valor investido; e
  • prazo: prazo em que o dinheiro deve permanecer investido para que a taxa de rendimento seja recebida.

Dessa forma, o investidor fica sabendo quando e quanto irá receber.

Os títulos do Tesouro Direto podem ser:

  • prefixados: é determinada uma taxa fixa de rendimento. Ex: 5,00% ao ano; e
  • pós-fixados: a taxa de rendimento inclui algum índice cuja variação só será conhecida no futuro. Ex: IPCA + 5,00% ao ano.

São títulos prefixados as Letras do Tesouro Nacional (LTN ou Tesouro Prefixado) e as Notas do Tesouro Nacional Série F (NTN-F ou Tesouro Prefixado com Juros Semestrais).

São títulos pós-fixados as Letras FInanceiras do Tesouro (LFT ou Tesouro SELIC), as Notas do Tesouro Nacional Séria B (NTN-B ou Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais) e as Notas do Tesouro Nacional Séria B Principal (NTN-B ou Tesouro IPCA+).

É importante atentar que a taxa de rendimento do dia da compra do título só será recebida pelo investidor se ele carregar o títulos até o vencimento.

Negociação

Os títulos do Tesouro são negociados diariamente por diversos investidores. Isso faz com que haja uma variação do preço à medida que a opinião dos investidores sobre o valor dos títulos se modifica.

Isso torna possível a um investidor vender algum título antes do seu vencimento por um preço acima do qual pagou no dia da compra, tendo um lucro na operação.

Esse cenário é possível em épocas em que haja uma queda generalizada na taxa de juros da economia e as taxas pagas pelos títulos estejam em tendência de queda.

De maneira geral:

  • Juros em queda: títulos aumentam de preço; e
  • Juros subindo: títulos caem de preço.

Esse tipo de operação é muito executada pelas instituições financeiras que estão constatemente avaliando o custo de manterem seus títulos quando comparado a outros investimentos mais rentáveis.

Para o pequeno investidor, não é muito recomendável tentar se aventurar nessas operações, pois os custos e impostos tendem a reduzir drasticamente os resultados. Além disso, é possível que o investidor esteja trocando seis por meia dúzia, haja vista que não encontrará títulos com taxas de rendimento melhores para aplicar o dinheiro obtido com a venda antecipada.

Última atualização: 2019-10-30