INVE$TINDO

Aprenda a investir de forma simples e rápida!

Flipagem

O que é "flipagem"?

"Flipagem" ou "flipar" é a transformação direta para o português da expressão inglesa to flip, cuja tradução seria algo como "virar repentinamente".

O termo faz referência à mudanças direcionais nos preços de algum ativo financeiro.

No Brasil, o termo é bastante utilizado para se referir a uma estratégia especulativa realizada em IPO de ativos na Bolsa de Valores.

"Flipar" no IPO

Em um IPO, investidores que participaram do processo, recebem seus ativos antes do início das negociações em Bolsa de Valores.

É comum que IPO sejam feitos em períodos onde o mercado está otimista, possibilitando ao emissor ter uma demanda maior pelo seus ativos.

Algumas vezes, a demanda pelo IPO é tão grande que supera o número de ativos disponíveis, ocorrendo então um rateio.

Nesses casos, quem não conseguiu comprar no IPO, tentará adquirir os ativos quando iniciarem as negociações na Bolsa de Valores.

Essa forte demanda pelo ativo gerará uma pressão sobre os preços, que tenderão a aumentar, ficando acima do preço pelo qual os ativos foram comprados no IPO.

Isso gera uma oportunidade de lucro rápido para quem adquiriu os ativos no IPO. Esses investidores podem, já nos primeiros dias de negociação, vender os ativos com lucro.

A estratégia de participar de IPO visando obter lucro rápido quando iniciarem as negociações na Bolsa de Valores é conhecida como "flipagem".

Lock-Up

Para evitar o movimento especulativo da flipagem sobre os preços, os emissores podem estabelecer um período chamado de lock-up, no qual investidores que subscreveram ativos no IPO não podem vendê-los.

Última atualização: 2019-11-27